Câncer de Próstata

O câncer de próstata é a segunda principal causa de morte por câncer em homens, logo atrás do câncer de pulmão. A doença ocorre, principalmente, em homens mais velhos (aproximadamente 60% dos cânceres de próstata são diagnosticados em homens com mais de 65 anos).

FATORES DE RISCO

• Idade
  • Histórico familiar
  • Alterações genéticas
  • Alimentação

Sinais e Sintomas:

O câncer de próstata, nos estágios iniciais, geralmente não apresenta sintomas. Por isso, é preciso fazer consultas regulares com o urologista. Contudo, alguns sintomas indicam a necessidade de uma consulta com o urologista para avaliação e diagnóstico. Entre eles:

• Urinar pouco de cada vez
  • Urinar com mais frequência, especialmente à noite, quando o paciente se levanta várias vezes da cama para ir ao banheiro
  • Dificuldade para urinar
  • Redução da força ou do calibre do jato urinário
  • Sensação de esvaziamento incompleto da bexiga após urinar
  • Demora para iniciar o ato de urinar
  • Dor ou ardência ao urinar
  • Presença de sangue no sêmen ou na urina
  • Ejaculação dolorosa

Estes sintomas podem estar relacionados com outras doenças, mas devem ser avaliados por um médico.

Exames para Diagnóstico:

• Exame do antígeno prostático específico (PSA)
  • Exame de toque retal
  • Biópsia

Além desses, ainda podem ser solicitados pelo médico os seguintes exames:

• Ultrassom Transretal
  • Cintilografia Óssea
  • Tomografia
  • Ressonância Magnética

Detecção Precoce:

É possível diagnosticar o câncer de próstata antes de qualquer sintoma, por meio dos exames de PSA (antígeno prostático específico) e de toque retal.

Se o resultado de um desses testes for anormal, é feito um exame adicional para verificar se o homem tem câncer.

Contudo, nenhum dos dois exames é 100% preciso. Ambos podem apresentar alterações, mesmo quando não há câncer (falso-positivo), ou resultados normais, em caso de câncer (falso-negativo).

Por isso, é necessário avaliar, junto com o urologista, os riscos e benefícios de realizar exames de rastreamento.

TRATAMENTO

Quando diagnosticado em estágios iniciais, a doença tem grandes chances de cura. Entre as opções de tratamento, temos:

• Cirurgia
  • Radioterapia
  • Quimioterapia
  • Hormonioterapia
  • Imunoterapia

Importante: Como o câncer de próstata geralmente cresce de forma lenta, alguns homens, especialmente os mais velhos ou os que têm outros problemas importantes de saúde, muitas vezes não iniciam imediatamente o tratamento contra a doença. Nesses casos, os médicos recomendam abordagens conhecidas como conduta expectante (observação vigilante) ou vigilância ativa.