Câncer de Pulmão
O câncer de pulmão é o segundo mais comum no Brasil (sem contar o câncer de pele não melanoma) e é o primeiro em todo o mundo, tanto em incidência quanto em mortalidade. Esse tipo de câncer representa cerca de 13% de todos os novos casos novos da doença.
O tabagismo e a exposição passiva ao tabaco são os fatores de risco mais relevantes para o desenvolvimento do câncer de pulmão: em cerca de 85% dos casos diagnosticados, o consumo de derivados de tabaco está relacionado à doença.
Tipos da doença:
- Não pequenas células: é caracterizado pela mutação e pelo crescimento lento e desordenado das células epiteliais. Este tipo de tumor pode afetar desde a traqueia até a periferia do pulmão. Os subtipos mais comuns de câncer de pulmão de não pequenas células são adenocarcinoma, carcinoma de células escamosas (epidermóide) e carcinoma de grandes células.
- Pequenas células: O câncer de pulmão de pequenas células atinge as vias aéreas centrais e corresponde a cerca de 15% do total de casos de câncer de pulmão. É o tipo mais agressivo da doença, com capacidade para se disseminar de forma rápida produzindo metástases.
FATORES DE RISCO
Vários fatores de risco podem tornar uma pessoa mais propensa a desenvolver a doença.
Fatores de risco que podem ser alterados:
- Tabagismo
- Fumante passivo
- Exposição ao radônio e ao asbesto.
- Exposição a agentes ocupacionais como: urânio, berílio, cádmio, sílica, cloreto de vinil, níquel, cromo, produtos de carvão, gás mostarda, éteres clorometilados e escapamento de diesel
- Suplementos dietéticos com betacaroteno
- Altos níveis de arsênico na água potável
Fatores de risco que não podem ser alterados
- Radioterapia dos pulmões
- Poluição atmosférica
- Histórico pessoal ou familiar
DIAGNÓSTICO
Sinais e sintomas
Os sintomas, geralmente, aparecem em níveis avançados da doença, mas é possível que que pessoas no estágio inicial da doença apresentem:
- Tosse persistente
- Tosse com expectoração mucosa ou sangue
- Dor no peito
- Rouquidão
- Falta de ar
- Perda de peso e de apetite
- Pneumonia recorrente ou bronquite
- Fadiga
- Infecções de repetição
Importante lembrar que alguns dos sintomas citados podem ser ocasionados por outras condições de saúde e devem ser levados ao seu médico para investigação e tratamento.
Exames para Diagnóstico
Existem vários tipos de exames para o diagnóstico do câncer de pulmão. Os exames de imagem, por exemplo, ajudam a localizar a lesão e a determinar a extensão da doença, enquanto a biópsia é a única maneira de fazer o diagnóstico definitivo.
A depender do caso, o médico pode solicitar:
- Radiografia de tórax
- Tomografia computadorizada
- Ressonância magnética
- Tomografia por emissão de pósitrons
- PET/CT scan
- Cintilografia óssea
- Ultrassom endobrônquico
- Ultrassonografia endoscópica do esôfago
- Mediastinoscopia e mediastinotomia
- Toracoscopia.
- Hemograma completo
- Exames bioquímicos de sangue
TRATAMENTO
Assim como em outros tipos de câncer, o tratamento do câncer de pulmão requer a participação de uma equipe multidisciplinar. Ele depende do tipo histológico e do estágio da doença. Ele pode ser tratado com cirurgia, quimioterapia ou radioterapia, e/ou modalidades combinadas, assim como imunoterapia – a depender do caso.
Existem muitos avanços no tratamento nesse tipo de câncer! Converse sempre com seu médico para tirar todas as dúvidas e tomar a decisão que melhor se adapte às suas necessidades.