Predisposição ao Câncer

Genética e Câncer

Com o avanço da medicina, da melhoria nas condições de vida por meio do saneamento básico, do acesso à educação e a uma alimentação de melhor qualidade, entre outros fatores, a expectativa de vida da população vem aumentando consideravelmente nas últimas décadas. Com isso,  a ocorrência de doenças também cresceu e, o câncer, tornou-se uma das principais em todo o mundo. 

Mas o que é um câncer? É um nome genérico para um grupo de mais de 200 doenças ocasionadas por uma alteração nos genes, que causa uma sequência de eventos nas células de um órgão e acaba resultando no aparecimento de um tumor. E diferentes fatores podem contribuir para desregular esses mecanismos celulares, que podem ser hereditários ou esporádicos.

Cerca de 10% dos casos de câncer possuem caráter hereditário. Isso significa que uma pessoa que herda uma predisposição genética não necessariamente desenvolverá a doença, apenas possui um risco maior do que a média da população. No entanto, alguns tipos de câncer possuem uma maior predisposição hereditária, como os de mama, próstata, ovário, intestino, rins e de pele. 

Caso você tenha parentes de primeiro grau que tiveram a doença ou estejam com câncer, converse com um oncologista sobre a realização de um teste genético.